É, já hoje, uma zona de cariz urbano com um índice populacional de 450 hab./km², num concelho onde este índice é de 135 hab./km². No entanto, as reacções do mercado imobiliário local indicam que a demografia meiaviense vai alterar-se, prevendo-se a curto prazo que o índice demográfico aumente para 1.000 hab./km².

O apetite demonstrado por pessoas singulares e colectivas, adquirindo habitações individuais, terrenos de pequena, média e grande dimensão ou promovendo loteamentos urbanos (alguns já em fase de execução) onde se prevê a construção de mais de 1.000 fogos destinados à habitação, comércio e até indústria, representando assim, um substancial aumento da população meiaviense.

Se atentarmos um pouco à geografia vamos encontrar esta aldeia situada no exacto limite do perímetro urbano da cidade do Entroncamento, a 100 metros do nó da A23 que liga à A1 na portagem de Torres Novas, a 2.000 metros da estação ferroviária da cidade do Entroncamento, e a igual distância do parque multimodal de Riachos.

A Meia Via, primeiramente situada no eixo Torres Novas / Entroncamento, está no centro do País, desfruta dos melhores equipamentos e infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias existentes; está, por isso, perto de tudo, em todas as direcções.

Por outro lado, apesar de novamente se falar do já antigo triângulo Torres Novas, Abrantes, Tomar, onde nos integramos também, talvez fosse de bom tom pensar de forma mais ampla e reparar que o fulcro, a zona nevrálgica, de uma qualquer outra figura geométrica formada por linhas de conexão de Alcanena, Abrantes, Santarém e Tomar, é precisamente o eixo Torres Novas / Riachos, Meia Via / Entroncamento, localização do grande cruzamento das vias Norte / Sul ( Caminhos de Ferro e A1 ) e Leste / Oeste Caminho de Ferro e IP6).

A Meia Via ainda se encontra a uma distância de 100 km relativamente a Lisboa apenas a 70 da costa marítima, na Nazaré e a 20 do enorme reservatório de água que é sem dúvida, a Barragem de Castelo de Bode. É neste contexto geográfico que se situa a Meia Via, ocupando uma extensão territorial de cerca de 5 km², sofrendo de pressões, económicas e de expansão urbana por parte da cidade do Entroncamento, e políticas por parte da vila de Riachos que já afirma publicamente querer ser concelho e olha, eventualmente para a Meia Via como a sua continuação, a norte da Estrada Nacional N.° 3.

{mosmap width='900'|height='600'|lat='39.474321'|lon='-8.499385'|zoom='16'|mapType='Satellite'|kml='http://www.freguesiameiavia.pt/kml/MeiaVia.kml'| overview='1'}